Quem foi Giotto di Bondone ?
Giotto di Bondone foi um dos precursores do Renascimento. Nasceu em 1267 em Colle di Vespignano, Itália como filho de um agricultor.
Conta a lenda que um dia enquanto cuidava das suas ovelhas, desenhou uma delas numa rocha e que o pintor florentino Cimabue que passava por ali, viu o desenho e ficou tão impressionado pelo talento do rapaz que o levou para o seu estudio como aprendiz e discípulo. Giotto Tinha conseguido desenhar uma ovelha numa forma tridimencional .
Este momento está registado e representado em muitos produtos da marca Giotto como homenagem ao artista.
Era um aprendiz com muito talento, técnica e caracter divertido. Numa ocasião Giotto pintou uma mosca sobre o nariz de um retrato do Cimabue e era tão realista que o seu mestre tentou afugentar a mosca com a mão.
Foi neste momento que Cimabue percebeu que o aluno tinha superado o mestre e não tinha mais nada para lhe ensinar!
Aos 30 anos era conhecido em toda a Itália pela qualidade da sua técnica e percorreu o país realizando trabalhos para a nobreza e ao clero em Florença, Roma e Nápoles. Giotto foi um dos primeiros pintores que comelou a quebrar as limitações da arte bizantina com figuras planas e simbólicas da Idade Média. Opos-se as cores vivas e brilhantes e às linhas longas e elegantes próprias do estilo bizantino e compreendeu que através de tons cromáticos é possível criar efeitos de luzes e sombras para que seja possível dar relevo aos corpos, conferindo peso e volume.
Foi o iniciador do espaço tridimencional e de figuras com prespectiva na pintura europeia.
Faleceu rico e com um alto estatuto social, foi enterrado com honras de um nobre na Santa Reparata.
Fila Iberia S.L. Política de Privacidade Aviso Legal